CSD - Constelações Sistêmicas Dinâmicas

  • Hellen Dalla
  • 26/05/2018

CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica A Constelação Sistêmica Dinâmica é uma inovadora técnica terapêutica que faz o uso das ferramentas de reposicionamento das Constelações Familiares, das bases da Psicanálise e do Psicodrama e das ferramentas quânticas trazidas pela terapia do Alinhamento Energético. Trata-se de uma integração de terapias sistêmicas desenvolvida para se trabalhar em grupo ou individualmente, com questões familiares ou organizacionais.

Assim como nas Constelações Familiares, que é uma nova abordagem da Psicoterapia Sistêmica Fenomenológica desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger, que estuda as emoções e padrões de comportamento que, consciente e inconscientemente, acumulamos, a CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica possibilita compreender como estes fatores influenciam em nossa tomada de decisão revertendo aspectos negativos que desequilibram nossa vida.

Em seus estudos, e com base em sua ampla atuação como terapeuta familiar, Hellinger, que também é filósofo e teólogo, pôde perceber como inúmeras experiências, especialmente as vividas no ambiente familiar, são decisivas para a nossa saúde emocional. Neste sentido, podemos concluir que essas experiências, acumuladas desde a infância, nos torna parte de vários sistemas, e impactam diretamente em nossos comportamentos e resultados na vida atual.

 busca-se nas questões trazidas pelo cliente um olhar para o diagnóstico e para a solução de problemas e conflitos.

A CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica possibilita que o cliente observe seus diferentes “eus” espelhando-se em outras pessoas e se relacionando entre si simultaneamente. Permitindo que pensamentos, sentimentos antigos e atuais, transferências e criações inconscientes expressem-se. Uma visualização real ou imaginária do que acontece internamente com o cliente.

A terapia busca desenvolver no cliente a consciência e o entendimentos sobre os fatores internos e familiares (sistêmicos) que estão atuando sobre uma questão que vem causando desequilíbrios, permitindo, desta forma, um novo posicionamento perante a vida.

O trabalho promove ainda a limpeza do campo energético do sistema familiar em relação ao tema abordado pelo cliente. Este processo ocorre por meio de ferramentas quânticas de cura e harmonização trazidas pela terapia de Alinhamento Energético.

Deste modo, as heranças emocionais que herdamos de nossa família, como por exemplo, perdas, brigas, doenças, separações traumáticas e tragédias, podem ser âncoras negativas em nosso processo de evolução profissional e pessoal. A abordagem via Constelação Sistêmica, permite aplicações ainda, no que tange os aspectos:


1 – CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica com foco Empresarial

Aqui são abordadas questões que dizem respeito ao ambiente empresarial. Cabe ao responsável pela sessão da Constelação Sistêmica Empresarial abordar questões ligadas a liderança, hierarquia e até mesmo ao sentimento de pertencimento das pessoas que fazem parte da empresa. O objetivo desta abordagem é promover a melhoria nas relações entre colaboradores e gestores, bem como entre líderes e stakeholders.

2- CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica com foco Profissional

Neste segmento da CSD - Constelação Sistêmica Dinâmicas são abordadas questões que interferem no campo profissional. Podem ser traumas, medos ou ainda relações que impedem os profissionais de descobrir os seus verdadeiros dons e talentos. Com a Constelação Sistêmica Dinâmica com foco Profissional é possível identificar quais são as habilidades profissionais dos colaboradores de maneira clara e autêntica.

3- CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica com foco Pessoal

Existem duas possibilidades para este atendimento. Pode ser feito individualmente, em consultório, onde o terapeuta utilizará bonecos na aplicação do método ou em grupo. No caso do grupo, no momento de constelar sistemicamente a situação apresentada pelo indivíduo/cliente/paciente, outras pessoas são convidadas para esta dramatização, e são inseridas no processo para representar os personagens, do contexto do protagonista, que fazem parte de um problema específico, que precisa ser superado.

Quem conduz uma constelação geralmente é o psicoterapeuta, que a realiza o atendimento através de uma dramatização em grupo. Assim, mesmo não tendo todas as informações sobre a vida do cliente, ou quem são as pessoas que participam do processo com ele, o terapeuta aos poucos vai localizando, por ordem de relevância, as pessoas que estão sendo representadas e identificando seu peso emocional na vida do paciente. Com isso, ele pode aplicar suas técnicas para que o cliente possa alcançar o perdão e ressignificar aspectos negativos de suas experiências (enxergar o lado positivo da questão abordada), e imprimir no cliente uma nova dimensão do problema, buscando a superação e o alcance dos seus objetivos, e da qualidade da vida, que este empecilho, impossibilitava.

Seja através do atendimento individual ou em grupo, é um método extremamente eficaz que produz excelentes resultados.

COMO FUNCIONA?

Sessão de CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica

Seja em atendimento individual ou em grupo o atendimento é realizado em apenas uma sessão. O cliente apresenta a sua questão e o trabalho se desenvolve a partir dos movimentos e da leitura do campo morfogenético. Normalmente a sessão dura em torno de uma hora e trinta minutos.

A QUEM SE DESTINA?

A CSD - Constelação Sistêmica Dinâmica pode beneficiar qualquer pessoa que esteja sofrendo com dores emocionais e padrões emocionais negativos que estejam se repetindo geração após geração.


Quero dar o primeiro passo em direção ao meu novo futuro!